sábado, 26 de novembro de 2011

Dia dos Engenheiros e TSTs é comemorado neste domingo




Neste domingo, dia 27 de novembro, comemora-se o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho. Durante o mês, entidades de todo o país organizam eventos alusivos à data. Hoje, dia 24, a SOBES (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), juntamente com a SOBES-RIO, promove um workshop sobre Trabalho Decente no Brasil e o SINTEST-PB (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba) realiza o II Encontro dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba.

História



Em 27 de novembro de 1985, a Lei nº 7.410 regularizou as profissões de Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho. A partir de então, nesta data é celebrado o dia destes profissionais que buscam incansavelmente reduzir os riscos de acidentes de trabalho. Engenheiros e Técnicos já desempenhavam suas funções muito antes da regulamentação, mas a lei definiu regras para a formação destes profissionais. Foi criada a especialização em Engenharia de Segurança e ficou definido que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do Trabalho, é necessário cursar a graduação em Engenharia e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.



O Técnico de Segurança do Trabalho (TST) precisa estar sempre atualizado quanto às legislações vigentes e atento ao riscos das atividades laborais. Ele deve orientar os trabalhadores sobre o valor da cultura prevencionista e as consequências dos acidentes de trabalho. Entre as funções do TST estão: participar da elaboração e implementação de políticas de Segurança do Trabalho, desenvolver ações educativas com o objetivo final de eliminar danos à saúde do trabalhador, orientar quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras e ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, estar ciente dos riscos ligados às funções de cada empregado e identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.



O objetivo do Engenheiro de Segurança também é preservar a vida dos trabalhadores. O trabalho deste profissional é prevenir os riscos em obras, fiscalizando e orientando para garantir qualidade e segurança. Entre suas competências estão: supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho; estudar problemas de controle de risco, de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento; inspecionar locais de trabalho, delimitando áreas de periculosidade; entre outras.



A presidente da SOBES, Marlise de Matosinhos Vasconcellos, ressalta a importância dos Engenheiros de Segurança para um ambiente de trabalho seguro. "O ambiente de trabalho sem riscos é fator primordial para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. O profissional de Engenharia de Segurança é um dos pilares para a promoção da segurança e saúde do trabalhador, sempre buscando a melhoria das condições de trabalho, que é um direito de todos", afirma.